-Lord Stern, ex-economista chefe do Banco Mundial.
“Não conseguir evitar os efeitos mais nocivos das alterações climáticas pode conduzir o Produto Interno Bruto a uma redução de 20% do seu valor normal, um custo económico maior do que os prejuízos causados por duas Guerras Mundiais e a Grande Depressão.” -Gordon Brown, primeiro-ministro britânico.
“Os que dizem não a tudo, aquelas pessoas que consideram que isto não é essencial, estão a ser marginalizadas.” -Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama.
“Os países desenvolvidos devem apoiar os países em vias de desenvolvimento a combater as alterações climáticas. Não é apenas responsabilidade deles, mas serve também, a longo prazo, os seus interesses.”
-Presidente chinês, Hu Jintao.
“Os habitantes das Maldivas vivem nestas ilhas há mais de 2000 anos e não queremos trocar o paraíso por um campo de refugiados ambiental.” -Presidente das Ilhas Maldivas, Mohamed Nasheed.
“Atendendo à gravidade da situação não podemos ter uma parte do mundo que protege o planeta e outra parte que diz Não sem qualquer razão.” -Presidente francês, Nicolas Sarkozy.
“Devemos pôr-nos de acordo sobre este objectivo – o aquecimento global não deve exceder os dois graus célsius.” -Angela Merkel, chanceler alemã.
“Devemos afastar-nos de uma sociedade que está obcecada com o consumo e com o consumismo.”
-Príncipe Alberto do Mónaco.
“A nossa atmosfera não consegue distinguir entre as emissões de uma fábrica na Ásia, as de um tubo de escape de um Jipe nos Estados Unidos, ou a desflorestação na América do Sul ou em África.”
-Ban Ki-Moon, Secretário-Geral das Nações Unidas.
“Não é preciso um meteorologista para saber em que direcção sopra o vento.” -Bob Dylan, cantor.
“Mudar o modelo de energia do mundo é o maior desafio que a humanidade enfrenta.”
-José Luis Rodríguez, primeiro-ministro Espanhol.
“A ciência não nos deixa alternativa senão agir agora.” -Rajendra Pachauri, presidente do IPCC.
“Existem ainda poderosos lobbies económicos que difundem informação incorrecta que serve os seus próprios interesses.” -Jean-Pascal van Ypersele, vice-presidente do IPCC.
“Continuamos a pedir dinheiro emprestado à china para comprar petróleo ao Golfo Pérsico para o queimar de formas que destroem o planeta, e isso tem de mudar.” -Al Gore, activista ecológico.
“Podemos permanecer o principal exportador de petróleo do mundo, ou tornar-nos no principal exportador de tecnologia limpa."-Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama.
Copyright © 2009 euronews
Sem comentários:
Enviar um comentário