sábado, 13 de fevereiro de 2010

Comemoração do II Centenário do nascimento de Louis Braille

Quem foi este Homem?

Nasceu em 4 de Janeiro de 1809 em Coupvray, na França.
Aos três anos, Louis feriu-se no olho esquerdo com uma ferramenta pontiaguda, possivelmente uma sovela. A infecção que se seguiu ao ferimento alastrou-se ao olho direito, provocando a cegueira total.
Na tentativa de que Louis tivesse uma vida o mais normal possível, os pais e o padre matricularam-no na escola local. Louis tinha enorme facilidade em aprender o que ouvia e em determinados anos foi seleccionado como líder da turma. Com 10 anos de idade, Louis ganhou uma bolsa do Instituto Real de Jovens Cegos de Paris.
Louis aprendeu a ler as grandes letras em alto-relevo nos livros mas apercebia-se que era um método lento, não era prático. Na ocasião, ele escreveu no seu diário:

"Se os meus olhos não me deixam obter informações sobre homens e eventos, sobre ideias e doutrinas, terei de encontrar uma outra forma."

Em 1821, quando Louis Braille tinha 12 anos, dedicou-se de forma entusiástica a um novo método de comunicação táctil que usava pontos em relevo dispostos num rectângulo com seis pontos de altura por dois de largura, duas fileiras com até seis pontos cada uma eram gravadas em relevo no papel, passando a efectuar algumas melhorias.
Em 1824, com apenas 15 anos, Louis Braille terminou o seu sistema de células com seis pontos. Pouco depois, começou a ensinar no instituto e, em 1829, publicou o seu método que hoje tem o seu nome e que permanece basicamente o mesmo até hoje.
Oficialmente, o novo código foi adoptado em 1854, dois anos após a morte de Braille, em 6 de Janeiro de 1852, com apenas 43 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário