domingo, 14 de fevereiro de 2010

VEM ESCREVER O TEU NOME EM BRAILLE

O que é o Braille?
Célula Braille
O Braille é um processo de escrita em relevo para leitura táctil, inventado por Luís Braille (1809-1852).

Compõe-se de 63 sinais formados por pontos, a partir dum conjunto matricial idêntico a uma sena de dominó, ao alto.

Com o Braille representam-se os alfabetos latino, grego, hebraico, cirílico e outros, bem como os alfabetos e outros processos de escrita das línguas orientais; escreve-se o texto vocabular, tanto no modo integral como no estenográfico, a matemática, a geometria, a química, a fonética, a informática, a música, etc.

 Aos 15 anos, Louis Braille dedicou-se a encontrar um sistema que possibilitasse ao cego escrever em relevo, surgindo o sistema que hoje conhecemos como braille.
É curioso constatar que para criar o sistema braille ele inspirou-se nos desenhos em relevo que enfeitavam as selas confeccionadas pelo seu pai, feitos pelo próprio instrumento que o cegou.

Apesar do sistema não ter sido muito aceite no seu tempo, ele evoluiu ao longo dos anos e foi aperfeiçoado, sendo actualmente amplamente utilizado pelos portadores de deficiência visual de todo o mundo para terem acesso à escrita e leitura através do tacto.

Após mais de 150 anos da sua criação, o sistema braille possui um inestimável valor constituindo um contributo essencial aos deficientes visuais.

Foi com base no sistema artesanal que propusemos aos alunos escrever o seu nome em braille e o resultado foi espantoso...

Após uma breve explicação de todo o processo tudo estava pronto...

Para tal precisamos de placas de esferovite, o alfaceto Braille, as respectivas células, e um prego.



E foi ver nascer os Afonsos, os Ricardos, as Carolinas, as Marianas, as Anas, os Paulos, as Alexandras e muitos outtros nomes...
 

Sem comentários:

Enviar um comentário